Enfim, órgão para controlar o trânsito
(Foto: Arquivo NSC)
Enviada nesta sexta-feira (22) à Câmara de Vereadores, a reforma administrativa da prefeitura de Florianópolis prevê uma mudança importante. A cidade, enfim, terá um órgão para se dedicar exclusivamente ao trânsito. É Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade. Ela faz parte do pacote de alterações internas, que ainda contra com a redução de três secretarias, que vão se integrar a outras já existentes. O prefeito Topazio Neto (PSD) diz que o projeto trará uma economia de R$ 2 milhões em quatro anos de mandato.
“Na mobilidade, estamos organizando uma estrutura mais integrada e rápida para responder à sociedade”, afirmou no texto divulgado à imprensa. A nova secretaria de Operações Mobilidade terá como objetivos: planejar, supervisionar e executar políticas públicas voltadas à mobilidade urbana, utilizando dados e tecnologia para monitorar, em tempo real, o sistema de transporte, otimizando o fluxo viário, transporte público e acessibilidade.
Além disso, a pasta supervisionará projetos de engenharia de mobilidade, integração entre diferentes modais de transporte e coordenará ações de inteligência para solucionar gargalos e incidentes no trânsito, minimizando impactos negativos, segundo a prefeitura.
Ainda não há a confirmação de quem vai comandar a nova estrutura e como ela funcionará na prática para ajudar a amenizar os problemas de um dos setores mais preocupantes de Florianópolis.
Mudanças em outras secretarias
A reforma administrativa também prevê mais mudanças: