Abertura do carnaval e desfile do Berbigão

Abertura do carnaval e desfile do Berbigão

Saiba Mais

20/02/2025
Author avatar
NSC

A cerimônia de Entrega da Chave da Cidade ao Rei Momo dá início ao carnaval de Florianópolis (Foto: PMF, Divulgação)

Abertura do carnaval e desfile do Berbigão em Florianópolis: alterações no trânsito e horários

Alterações no trânsito, horários e acesso gratuito; concentração do Berbigão do Boca será na Arena Central, no Largo da Alfândega, a partir do meio-dia

O Berbigão do Boca marca a abertura do carnaval em Florianópolis nesta sexta-feira (21). O cortejo dos bonecos gigantes acontece das 12h até às 22h, no Centro da cidade. A concentração do bloco será na Arena Central, no Largo da Alfândega, a partir do meio-dia. O desfile terá início às 19h, seguindo pelas ruas Deodoro, Tenente Silveira e Arcipreste Paiva, que terão desvio e alteração do tráfego durante o evento.

Durante o cortejo, às 19h, a Avenida Paulo Fontes será parcialmente bloqueada no trecho entre a Praça Fernando Machado e o Mercado Público. No sentido oposto, o trânsito seguirá normalmente, mas a prefeitura de Florianópolis informa que, em caso de grande concentração de público, poderá haver bloqueio no cruzamento com a Rua Pedro Ivo, permitindo apenas o acesso de ônibus ao Terminal Central.

O estacionamento na Rua Arciprestes Paiva será restrito a partir da 0h do dia 21 de fevereiro.

Entrega da Chave da Cidade

A cerimônia de Entrega da Chave da Cidade ao Rei Momo dá início às festividades de carnaval, abertas com o desfile do Berbigão do Boca. A cerimônia será na Arena Central, no Largo da Alfândega, às 12h. A entrega da chave será às 16h.

Antes, das 12h às 15h, acontece o Concurso dos Pratos, que valoriza a culinária local. Os concorrentes preparam pratos com berbigão como ingrediente principal.

Cercamento da Praça XV

A Prefeitura de Florianópolis inicia já nesta quarta (19) o cercamento temporário da Praça XV de Novembro, no Centro da cidade, com o objetivo de preservar o patrimônio paisagístico e histórico durante os eventos do Carnaval deste ano.

A Praça XV, um dos espaços centrais da Capital, é rodeada por construções históricas preservadas e abriga diferentes monumentos históricos, como o Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai. Sua arborização, datada do século XIX, inclui a icônica Figueira Centenária, um dos símbolos de Florianópolis.

Acesso gratuito ao bloco

Este ano, o bloco mais tradicional de Florianópolis, o Berbigão do Boca, não poderá cobrar camisetas-ingresso para acesso à área destinada ao famoso Festival Gastronômico. 

A determinação é da 31ª Promotoria de Justiça da Capital, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A manifestação vem após o arquivamento do inquérito civil que havia sido instaurado para apurar “possíveis irregularidades em relação ao evento, diante da possível exploração econômica de área pública sem licitação ou chamamento público.”

Na manifestação do MPSC, publicada na edição do dia 27 de janeiro, do Diário Oficial do MPSC, constam trechos da ata de reunião que aconteceu em novembro do ano passado com a representante do Ministério Público, o procurador, o diretor financeiro e o diretor operacional do bloco carnavalesco. Em um dos trechos, consta a justificativa apresentada para a restrição de acesso durante o evento gastronômico, que diz que a limitação se dá para evitar moradores de rua no espaço. Leia:

Das 6.000 camisetas mandadas confeccionar, a metade é distribuída a patrocinadores, organizadores, artistas da Festa, órgãos da imprensa e o público de menor poder aquisitivo. As outra 3.000 camisetas são comercializadas ao preço de 40 reais (50 reais na semana da Festa), como lembrança do Berbigão do Boca. Para uma Festa frequentada por 100 mil pessoas em suas 12 horas de duração (entre 12 e 24 horas), é uma quantidade irrisória [insignificante para ser levado em consideração] estas 3.000 camisetas disponibilizadas como souvenirs.

A Festa do Berbigão do Boca é uma festa aberta à população. Em seu início, entre 13 e 16 horas, por solicitação explícita da Polícia Militar e objetivando precaver a instalação de moradores de rua que abundam aquele espaço público, é limitada a entrada apenas à organização, aos artistas, aos participantes do Festival Gastronômico, as autoridades, imprensa, patrocinadores e pessoas q estejam vestidas com a camiseta-souvenir, incluindo a dos anos anteriores.

A partir das 16 horas, quando o Prefeito Municipal entrega as chaves da cidade ao Rei Momo, tradição que deflagra o carnaval de Florianópolis, fica liberada a entrada de quaisquer pessoas, com ou sem a camiseta-souvenir, em toda a área da Festa e até o seu final às 24 horas.”

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo