Tudo sobre a 11ª Maratona Cultural
Arena Floripa receberá 16 apresentações musicais ao longo dos três dias (Foto: Toia Oliveira, Divulgação)
Evento tem expectativa de reunir ?2?00 mil pessoas em diferentes pontos da Capital, com mais de 40 horas de programação gratuita e ?480 ações culturais
A espera chegou ao fim. A 11ª Maratona Cultural de Florianópolis, que promete inundar a cidade com shows nacionais, espetáculos de teatro, exposições, cinema e muito mais durante três dias, começa nesta sexta-feira (21). O evento termina no domingo (23), dia do aniversário de 352 anos da Capital, com um show do cantor João Gomes, o rei do Piseiro.
Durante o fim de semana, o evento espera reunir ?2?00 mil pessoas em diferentes pontos da cidade. Serão mais de 40 horas de programação gratuita, reunindo ?480 ações culturais de diversas vertentes, trajetórias, origens e gerações nas áreas de música, teatro, literatura, dança, artes visuais e cultura urbana.
Um dos destaques da programação é a Arena Floripa — Palco Claro, montada no Parque Metropolitano Francisco Dias Velho. O local receberá 16 apresentações musicais ao longo dos três dias. Neste ano, uma novidade promete facilitar a entrada: será necessário retirar gratuitamente os ingressos pelo site.
O mesmo procedimento foi adotado para os espetáculos realizados no Teatro Ademir Rosa (CIC), no sábado (22) e no domingo (23). Os ingressos online já estão esgotados, mas ainda há um lote que será distribuído presencialmente, na bilheteria do teatro, uma hora antes do início de cada apresentação, respeitando a lotação da sala.
Já para os espetáculos realizados nos teatros TAC, Ubro, Carmen Fossari (UFSC) e SESC, o acesso seguirá o modelo tradicional: distribuição de senhas uma hora antes do início, por ordem de chegada, com um ingresso por pessoa.
Dentro da programação parceira da Maratona, o rapper MV Bill apresenta o show do projeto Breaking em 4 Tempos na sexta-feira, no CIC. Os ingressos distribuídos antecipadamente, de forma presencial, já estão esgotados. No entanto, uma nova cota será disponibilizada no dia do show, a partir das 15h, na bilheteria do teatro, sujeita à lotação da casa.
Os itens permitidos e proibidos para acesso à Arena Floripa são:
Itens permitidos:
Itens proibidos:
A Maratona Cultural também contará com o artesanato, a gastronomia e a economia criativa local, com 17 feiras espalhadas por Florianópolis durante todo o fim de semana.
De sexta a domingo, moradores e visitantes poderão circular por diferentes regiões
da cidade para conhecer produtos autorais, culinária artesanal e iniciativas de inclusão. As feiras são abertas ao público, com entrada gratuita, e reúne artesãos, produtores locais, artistas independentes e coletivos.
Na Arena Floripa, haverá ainda uma área de alimentação com 17 food trucks oferecendo gastronomia variada.
Com uma curadoria diversificada, a Maratona Cultural reunirá grandes nomes da música, teatro e artes visuais, consolidando-se como um evento inclusivo e democrático. Entre as atrações confirmadas estão Paralamas do Sucesso, Dazaranha, Teresa Cristina, Grupo Galpão, João Gomes, Renato Teixeira & Xangai, Lara Sales & Felipe Cordeiro, Salomão Soares & Vanessa Moreno, Dandara Manoela & Jota.Pê e o Grupo Maria Cutia de Teatro. Grande parte destas atrações se apresentam em dois palcos instalados no coração da cidade: a Arena Floripa – Palco Claro, localizada no Parque Metropolitano Francisco Dias Velho, e o Palco Centro Leste, na rua Nunes Machado.
Ainda no Centro Histórico da cidade, a Maratona Cultural de Florianópolis transformará o Largo da Catedral em um grande cinema, buscando valorizar as artes visuais. Dentre as atividades programadas para o local estão a Sessão Paradigma de Cinema e uma edição especial do projeto Museus Virtuais e que levará o público a conhecer virtualmente a obra e vida de Michelangelo.
A programação contempla ainda exposições, performances urbanas e espetáculos teatrais e de dança, garantindo uma experiência completa para o público. Além disso, 14 feiras de artesanato e gastronomia integram a Maratona Cultural, trazendo produtos autorais, comidas típicas e opções gastronômicas diversificadas, valorizando o trabalho de pequenos produtores e empreendedores locais.
A 11ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis chega com uma proposta potente: promover encontros musicais que celebram a diversidade da música brasileira, conectando diferentes gerações, territórios sonoros e expressões artísticas.