Massa de ar seco e frio de origem polar
Temperaturas podem ficar abaixo dos 10°C em vários pontos do Estado (Foto: Arquivo NSC Total)
Massa de ar seco e frio de origem polar atingirá o estado a partir da tarde de sexta (4)
Santa Catarina terá uma reviravotla no tempo nos próximos dias. Nesta quinta-feira (3), a Defesa Civil emitiu uma série de alertas indicando queda acentuada de temperatura, agitação marítima e fortes ventos entre sexta-feira (4) e sábado (5).
O frio irá começar na tarde de sexta-feira, graças à aproximação de uma massa de ar seco e frio de origem polar, conforme a Defesa Civil. As temperaturas podem ficar abaixo dos 10°C em vários pontos do Estado.
A sensação de frio será maior no Litoral, devido a um intenso vento Sul. No interior do Estado, há condições para formação de geada nos planaltos e nas áreas altas do Oeste.
De acordo com a previsão da Epagri, na sexta-feira (4), a mínima pode chegar a 5,1°C na Serra. Também será frio no Meio-Oeste (mínima de 7,3°C), no Oeste (8,1°C) e no Vale do Itajaí (8,2°C). Na Grande Florianópolis, a temperatura oscila entre 9,4°C e 22,5°C.
Entre sexta-feira e sábado, o mar ficará muito agitado com a intensificação dos ventos de quadrante Sul, de acordo com a Defesa Civil. São esperadas ondas de direção Sudeste/Sul, entre 2,5 e 3 metros, com picos de 3,5 a 4 metros.
Também deve haver vento forte, com intensidade média de 30 a 50 km/h e rajadas de até 80 km/h. O risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. Essa condição permanece até a manhã do sábado, quando a alta pressão se estabelece e os ventos perdem força.