Alerta para alto risco de alagamentos
Precipitação pode causar pontos de alagamentos na Grande Florianópolis, Lirtoal, Serra e regiões de encosta – Foto:Aline Fehlk/ND
A Secretaria de Estado da Proteção Defesa Civil alerta para o risco, moderado a alto, de enxurradas e alagamentos na Grande Florianópolis no decorrer desta quarta-feira (29), em decorrêcia da chuva que atinge partes do estado. As principais áreas afetadas devem ser litorâneas, serranas e de encosta próximas.
Segundo a Defesa Civil, a chuva ainda pode vir acompanhada de temporais com raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. A precipitação é decorrente do forte calor, instabilidade e aporte de umidade pela circulação marítima.
Os temporais que atingem a região já causam pontos de alagamentos na região insular de Florianópolis, desde as primeiras horas desta quarta-feira.
No entorno do Rio Tavares, logo após o viaduto da região, e também do acesso ao Aeroporto Internacional de Florianópolis, já há registro de acúmulo de água sobre avenidas e calçadas.
O trânsito flui com lentidão e motoristas são orientados a trafegar com atenção redobradas nesses pontos.
Segundo a previsão da Defesa Civil, as temperaturas devem se manter elevadas ao longo da semana, com variação entre 25°C a 28°C nas áreas Central e Leste do estado, com valores menores nas áreas serranas. No Oeste, as temperaturas devem ficar entre 30°C e 33°C.
Na quinta-feira (30), a circulação marítima se intensificará, trazendo chuva persistente ao Litoral, com maior concentração nos extremos do dia. Nas demais regiões, a previsão indica a continuidade de temporais isolados. O risco para alagamentos na Grande Florianópolis e áreas próximas é baixo.
O alerta se estende para sexta-feira(31) e sábado (1), com a formação de um ciclone extratropical entre a Região Sul e a costa do Sudeste. Este fenômeno deve intensificar as chuvas no Litoral, especialmente em períodos específicos do dia, mantendo o risco elevado de alagamentos e enxurradas.