Carnaval de rua de Florianópolis vai a leilão
(Foto: PMF/Divulgação)
Carnaval de rua de Florianópolis vai a leilão
Marca vencedora do edital terá direito a explorar o produto por três anos
Já está marcado para este mês de janeiro o leilão do Carnaval de rua de Florianópolis pelos próximos três anos. Uma empresa vai colocar a marca na organização do evento e, ao mesmo tempo, ajudar a bancar os custos da folia. Em 2027, a expectativa da prefeitura é que a festa de rua seja feita totalmente com recursos da iniciativa privada (veja fotos abaixo). No dia 22 de janeiro deste ano, ocorre o leilão em que o vencedor será aquele que ofertar o maior valor de outorga, que é uma espécie de taxa a ser paga para ter direito a explorar o produto.
Segundo a secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, a estrutura do Carnaval de 2025 no Centro será semelhante a de 2023. A ideia é a montagem de uma grande arena com controle de acesso por segurança. A estrutura ficará também para uso dos tradicionais blocos que fazem parte do evento, como é o caso do Sujos. Na prática, a organização continua sendo da prefeitura, mas o parceiro privado da festa vai expor a própria marca e pagar para ter direito ao espaço.
A principal mudança é que 12 bairros da cidade, principalmente nas praias, também terão arenas para shows e apresentações. Neste ano de 2025, a empresa vendedora do leilão terá menos responsabilidades, já que a prefeitura conquistou recursos para os shows, por exemplo, junto ao governo federal. Em 2026, a ideia é que a outorga triplique, enquanto em 2027 a prefeitura pretende ter custo público zero com o Carnaval de rua na Capital catarinense.
Tradicionalmente, grandes marcas de cervejarias se interessam por colocar a marca em eventos de Carnaval de rua. Algumas empresas já teriam manifestado interesse no edital, que foi publicado no dia 31 de dezembro.