VLT de Santo Amaro a Canasvieiras
Veículo Leve sobre Trilhos, em Natal, no Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação/CBTU)
Veículo leve sobre trilhos volta ao radar da Grande Florianópolis
O governador Jorginho Mello (PL) anunciou que será contratada uma empresa para realizar o projeto de engenharia para viabilizar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de “Santo Amaro da Imperatriz ou Palhoça até Jurerê ou Canasvieiras”. A informação partiu do chefe do Poder Executivo Estadual em café da manhã com jornalistas na Casa d’Agronômica, nesta terça-feira (18).
O tema é fundamental, ainda mais quando a região metropolitana enfrenta uma crise de mobilidade, agravada nos últimos anos.
A população da Grande Florianópolis cresceu em um ritmo muito superior à oferta de infraestrutura, sistema viário e, principalmente, um transporte coletivo eficiente.
Não há corredores exclusivos de ônibus e quem pode, na primeira oportunidade, compra uma moto, carro ou usa transporte individual. É a fórmula perfeita do colapso.
Em paralelo, o Banco Mundial está aprofundando e atualizando um estudo de “OD” (origem e destino) dos deslocamentos feitos na Grande Florianópolis, pra agregar essa evolução nos dados do Plamus, o Plano de Mobilidade Urbana. O Plamus previa o BRT (ônibus rápido) em corredores exclusivos, mas nada ocorreu ainda.