Ilha do campeche/Unidade de Conservação
A Ilha do Campeche, um dos mais famosos pontos turísticos de Florianópolis, deve se tornar oficialmente uma Unidade de Conservação. Conhecida pelas águas cristalinas e areia branca que criam um cenário paradisíaco, o local já foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano 2000 por seus atributos paisagísticos e arqueológicos.
A assinatura do ato normativo que institui a Unidade de Conservação da Ilha do Campeche deve ocorrer nesta segunda-feira (18), na solenidade de abertura da Semana da Pauta Verde na Justiça Federal em Santa Catarina. O evento acontece a partir das 14h na sede da Seção Judiciária de Santa Catarina.
A decisão acontece após tratativas realizadas de forma conciliatória com a participação de entidades como o município de Florianópolis, Ministério Público Federal, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), Instituto Ilha do Campeche, e outros interessados.
— A criação da Unidade de Conservação da Ilha do Campeche é uma garantia para sua preservação. Estamos unindo esforços para proteger esse patrimônio natural e cultural, além de assegurar que ele seja cuidado e mantido para as próximas gerações — afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.
Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país de 18 a 22 de agosto, a Semana da Pauta Verde busca promover ações sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, assim como solucionar conflitos em matéria ambiental com uso de meios consensuais.