Praça “inteligente” em Florianópolis
Monitoramento no local também aumentou a presença de pessoas na praça
Uma praça inaugurada há três meses em Florianópolis teve queda de 80% no vandalismo após a instalação de um sistema “inteligente”. O projeto de recuperação da praça Charles Bento Pereira, que fica no centrinho dos Ingleses, no Norte da Ilha, contou com a instalação de câmeras 360º, por exemplo, o que ajudou a inibir os crimes na região.
A redução nos casos, segundo os envolvidos, é resultado direto da integração entre tecnologia, arquitetura funcional e participação cidadã. O espaço se consolida como um exemplo de como uma praça bem cuidada pode mudar a dinâmica de todo um bairro. A revitalização é resultado do Programa de Urbanidade, desenvolvido pela Urbanii em parceria com a prefeitura da Capital., e tem como foco resgatar a presença das pessoas nas ruas, aumentar a sensação de segurança e fortalecer os laços de convivência entre vizinhos.
Entre as ações implementadas estão sensores inteligentes, câmeras 360°, leitura de placas, mapas de calor, estação meteorológica e inteligência artificial. A praça agora é capaz de gerar dados em tempo real sobre a circulação e permanência de pessoas, por exemplo.
Com responsabilidade e respeito à privacidade, segundo a empresa responsável, todo o sistema opera em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As informações coletadas são anonimizadas, utilizadas exclusivamente para a melhoria da gestão urbana e permanecem sob controle do poder público, responsável pela titularidade dos dados em uma parceria público-privada estruturada e transparente.
A proposta inclui ainda uma Central de Urbanidade, responsável por organizar e distribuir os dados gerados pelos sensores e servir como ponte entre a comunidade e o poder público. Desde a conclusão da revitalização, a presença de moradores aumentou 30%.