Igrejinha UFSC reabre nesta sexta-feira
Obras tem o intuito de trazer conforto e segurança, e resgatar a história do conjunto (Foto: Caetano Machado, Agecom, UFSC, Reprodução)
Um evento irá celebrar a reabertura do conjunto arquitetônico histórico-cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), formado pela Igrejinha da UFSC, o Teatro Carmen Fossari e a Casa do Divino, nesta sexta-feira (22), às 18h. O espaço ficou oito meses fechado para reforma e revitalização, e o evento celebra a preservação de seu patrimônio histórico.
O espaço é uma representação essencial da arte e cultura de Florianópolis, segundo Oto Bezerra, coordenador do Departamento Artístico Cultural (DAC). As obras têm o intuito de trazer conforto e segurança, e resgatar a história do conjunto, que integra o patrimônio cultural da região da Trindade.
Essa reabertura permite uma maior integração entre os diferentes setores da comunidade, fomentando o diálogo e a colaboração em torno das artes e da cultura. Além disso, o espaço se torna um ponto de encontro para a troca de ideias e experiências, contribuindo para o enriquecimento cultural da região.
Reforma
O complexo estava em reforma desde 18 de março e contou com a pintura externa da Igrejinha, do Teatro e da Casa do Divino, além da revitalização do anexo da Igrejinha (antiga sacristia), que recebeu novos sanitários e modificações internas. Além da instalação de uma manta de proteção sob o telhado para evitar goteiras.
No Teatro Carmen Fossari, a obra incluiu a realocação dos aparelhos de ar-condicionado, pintura das fachadas e instalação de manta térmica. Já na Casa do Divino, os pisos cerâmicos danificados foram substituídos, e algumas salas receberam nova pintura interna.
O entorno do complexo também foi restaurado para melhor movimentação da população. As calçadas foram padronizadas, áreas de estar foram instaladas, além da melhoria da iluminação externa . A pavimentação e os acessos também foram adaptados às normas de acessibilidade, assim como a calçada da rua Desembargador Vitor Lima, até a entrada do campus pela rua Lauro Linhares, foi ajustada com base no manual Calçada Certa, da Prefeitura de Florianópolis.