Ato no Centro pede fim da escala 6×1
Ato em prol da PEC escala 6 x 1 em Florianópolis (Foto: Zé Maia, CBN)
Proposta já atingiu o número de assinaturas necessárias e agora aguarda entrar na pauta da Câmara dos Deputados
Uma manifestação reuniu no Centro de Florianópolis, nesta sexta-feira (15), pessoas que protestam pelo fim da escala 6×1, que consiste no modelo em que o funcionário trabalha seis dias e folga um na semana. O ato foi convocado pelo VAT (Movimento Vida Além do Trabalho), com adesão em diversas cidades do Brasil.
O ato foi realizado em apoio à PEC da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe a redução da escala de trabalho para no máximo 36 horas semanais, limitando a jornada para quatro dias na semana. A proposta já atingiu o número de assinaturas necessárias e agora aguarda entrar na pauta da Câmara dos Deputados para que possa ser discutida e votada.
Em Florianópolis, o Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal) convocou a participação dos simpatizantes em frente ao Mercado Público da cidade. Em nota, o sindicato destacou que o ato “combate um dos principais problemas da classe trabalhadora brasileira: a exaustiva jornada de trabalho”.
A manifestação foi pacífica, e não precisou de acompanhamento das forças de segurança, como a Polícia Militar. O trânsito na Avenida Paulo Fontes não foi impactado.