Praias com menos casos de afogamentos
Praia do Saquinho não registrou nenhum afogamento até setembro deste ano (Foto: Arquivo Diário Catarinense)
Praia do Saquinho, Lagoa da Conceição e a Praia do Caldeirão são as três praias de Florianópolis que menos registraram casos de afogamentos entre janeiro e setembro de 2024. O levantamento, divulgado ao NSC Total pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), indica que ao menos 2.608 pessoas foram salvas neste período nos mares da Capital.
A Praia do Saquinho, no Sul de Florianópolis, repetiu o mesmo número do ano passado e não registrou nenhum caso de afogamento até setembro deste ano. Na sequência, a Praia do Caldeirão, na mesma região, e a Lagoa da Conceição, no Leste, registraram um caso cada. Em 2023, os dois locais não tiveram casos de afogamentos registrados pelos bombeiros.
No Norte de Florianópolis, o destaque ficou com a Praia da Daniela, com dois casos de afogamentos até setembro de 2024. No ano passado, o local registrou 17 casos de salvamentos durante o mesmo período.
— Com a alta temporada chegando, a nossa dica é sempre procurar por um lugar que tenha guarda-vidas. A gente cobre uma área bem grande, desde o Pontal da Daniela até Naufragados, e nossos guarda-vidas estão sempre em vigilância para evitar que aconteçam acidentes, mas cuidados são sempre necessários — disse o tenente Nicolas Paolo Zanella do CBMSC ao NSC Total.
A Praia dos Ingleses, no Norte de Florianópolis, registrou 312 casos de afogamentos entre janeiro e setembro de 2024. Os números representam uma alta de 624%, quando comparado ao mesmo período do ano passado, época em que foram registrados 50 salvamentos pelo CBMSC.
A Praia do Matadeiro, no Sul de Florianópolis, é a segunda com mais registros de afogamentos neste ano, com 303 casos no total. Apesar dos números serem considerados altos, a região apresentou diminuição de 20 afogamentos quando comparado com o mesmo período de 2023, momento em que o CBMSC registrou 323 casos.
Já a Praia do Campeche, também no Sul de Florianópolis, contempla o terceiro lugar na lista dos afogamentos, com 277 ocorrências. Em 2023, a praia registrou 382 casos entre janeiro e dezembro. Ou seja, houve uma queda de aproximadamente 24% na região.
Veja as 10 praias de Florianópolis que mais registraram afogamentos em 2024