SC tem alerta para vendaval, temporais.
Tempo deve virar entre esta segunda (11) e terça-feira (12) (Foto: Lucas Amorelli, DC)
Depois de uma segunda-feira (11) ensolarada, a chegada de uma frente fria faz com que o tempo fique instável em todas as regiões de Santa Catarina nesta terça (12). Há alertas para chuva intensa, rajadas de vento e mar agitado no Estado, além de queda nas temperaturas.
De acordo com a Defesa Civil estadual, o dia terá muita nebulosidade em todas as regiões, e rajadas de vento que variam de moderadas a fortes, em especial no leste catarinense.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo que inclui Santa Catarina para risco de vendavais, com perigo potencial, com início às 21h desta segunda-feira e término às 10h de terça. O alerta prevê ventos entre 40 km/h e 60 km/h.
Há risco moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos à rede elétrica e alagamentos entre as regiões do Vale, Planalto Norte e Litoral Norte, aponta a Defesa Civil.
O mar também deve ficar agitado, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sul de até 2,5 metros. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Após dias com temperatura típicas de verão, haverá queda com as mínimas sendo registradas no período da noite, e ficando entre 5°C e 10°C nos Planaltos e Meio Oeste e 11°C a 17°C nas demais áreas. Já as máximas não passam dos 24°C.
O alerta para mar agitado segue até quarta-feira (13), com banho de mar e atividades de navegação e pesca sendo desaconselhados no período.
A mudança no tempo ocorre devido a aproximação de uma frente fria entre o final da tarde e início da noite de segunda, além da disponibilidade de calor e umidade, que favorecem os temporais isolados entre o Grande Oeste e o sul do Estado.
Nesta segunda-feira (11), houve registro de temperaturas acima dos 30°C em diversas cidades. O maior valor foi registrado em Criciúma, com 36,4°C, seguido de Lontras (36,3°C) e Itapiranga (35,8°C).
Na terça, a chuva avança para as demais regiões e pode se intensificar, ganhando força entre o período da tarde e da noite, quando atua com mais intensidade entre o Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e o Litoral Norte.
As condições que favorecem a instabilidade se afastam de Santa Catarina na madrugada da quarta-feira.