Florianópolis terá primeiro ônibus elétrico
Foto: Leonardo Souza/PMF
Nesta quinta-feira (24) Florianópolis terá um novo modelo de ônibus circulando pelas ruas, o ônibus elétrico. Será um teste ao decorrer de 30 dias, pois a novidade ainda está sob aprovação na Câmara de Vereadores. Segundo a Prefeitura, a tarifa continuará a mesma, podendo ser utilizado cartões convencionais, como de estudante, cidadão e cartão especial.
A capacidade é de até 76 passageiros, e tem autonomia de até 300km. A estação de recarga fica localizada no TICEN, porém, a bateria recarrega à medida que o freio é acionado, o que ajuda a manter em até 30% a bateria do veículo, além de ser silencioso.
O modelo do ônibus é o Azure A12 BR. Ele é acessível a pessoas com mobilidade reduzida, possui área para cadeira de rodas com assento dobrável e rampa de acesso que facilita o embarque e desembarque de passageiros.
Os motoristas do Consórcio Fênix já receberam instruções de treinamento para conduzirem o veículo. O ônibus possui também melhor estrutura para proporcionar melhor visibilidade e segurança em manobras e é equipado com painel digital, retrovisores e câmeras externas.
De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, o custo do modelo é de R$ 3 milhões. Os recursos partirão do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), se houver a aprovação da Câmara de Vereadores. O investimento recebido do Governo Federal foi de R$ 159 milhões, sendo esse investimento do PAC para melhorar a estrutura e conforto dos meios de transportes da Capital.
Assim como alguns ônibus do transporte coletivo possuem tomadas USB, o novo ônibus elétrico também possuirá, mas será em todos os assentos, permitindo o carregamento de dispositivos eletrônicos tanto para quem está sentado quanto para os que viajam em pé. O ônibus ainda é equipado com Wi-Fi integrado e sistema de ar-condicionado ecológico com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV que garantem o conforto térmico.